alexandre_francischini
Mestre e Doutor em Música – musicologia/etnomusicologia – pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Bacharel em Música, com habilitação em instrumento (guitarra) pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (Uni-FIAM/FAAM).
Músico e pesquisador, Francischini atualmente integra o grupo de pesquisa ‘Música Étnica e Popular’ (Brasil/América Latina) da UNESP, sob a coordenação do Prof. Dr. Alberto T. Ikeda. Trata-se de um projeto-matriz, de cunho predominantemente teórico, de atualização e aprofundamento de estudo da bibliografia sobre a cultura contemporânea, que possa ser aplicada à etnomusicologia atual, incluindo questões e conceitos como hibridação (Canclini), ressignificação social-cultural, globalização do fluxo de bens culturais, identidade e outros que sirvam à compreensão do binômio ‘música étnica e globalização’.
Autor do livro ‘Laurindo Almeida: dos trilhos de Miracatu às trilhas em Hollywood’, lançado pela Editora da UNESP, em 2010, Francischini é docente na Famosp além de desenvolver intensa atividade em produção técnica e bibliográfica com trabalhos publicados em Revistas especializadas e Anais de congressos.
Alexandre Francischini é professor do Curso Superior de Música (Bacharelado e Licenciatura) da Faculdade Cantareira.
Clique para acessar o Lattes [+]