ana_valeria_poles
Nasceu em Tatuí, São Paulo e começou a estudar contrabaixo aos doze anos de idade com Nikolaus Schevistchenko no Conservatório Dramático e Musical “Dr.Carlos de Campos” de Tatuí.
Venceu importantes prêmios nacionais como o “Jovens Instrumentistas” de Piracicaba, o “Crianças tocam para crianças” da Pró-Arte do Rio de Janeiro, “Jovens Solistas” da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, tendo tocado como solista com importantes orquestras brasileiras.
No Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (1981) ganhou bolsa de estudos do Governo do Estado de São Paulo para estudar na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Viena (hoje Universidade de Música) com o famoso e lendário contrabaixista Ludwig Streicher.
Obteve ainda bolsas de estudos da Fundação Alban Berg de Viena e do Ministério Austríaco. Em 1988, formou-se Contrabaixista na classe de Ludwig Streicher com Einstimmige Auszeichnung (Distinção Unânime) e recebeu o Würdigungspreis (Prêmio de Merecimento) concedido pelo Ministério Austríaco.
Na Europa integrou o conjunto ‘Novos Solistas de Viena’, a ‘Primeira Orquestra de Mulheres da Áustria’ e a ‘Orquestra Franz Lehar’, tendo excursionado com esses conjuntos por diversos países como Portugal, Espanha, Itália e Alemanha.
Foi co-idealizadora e integrante do quarteto de contrabaixos ‘Kontraquarteto’ e do octeto de contrabaixos ‘Octobass’. Foi também idealizadora e integrante do ‘Quinteto D’Elas’, tendo gravado três CDs com o grupo.
Gravou seu primeiro trabalho solo, o CD intitulado Por toda minha vida com obras originalmente escritas para seu instrumento, lançado pelo selo Clássicos (2009).
Em 2011 recebeu o título de ‘Cidadã Emérita Tatuiana’, honraria concedida pela Câmara dos Vereadores daquela cidade.
Mestre pela Universidade Federal da Bahia (UFBA 2016), Poles foi professora de contrabaixo no Conservatório de Tatuí, na Universidade Livre de Música (ULM) e em diversos festivais de música. Atualmente é professora da Academia OSESP e Primeira Contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).
Ana Valéria Poles é professora do Curso Superior de Música (Bacharelado) da Faculdade Cantareira.
Clique para acessar o Lattes [+]