Atualidade da Ditadura – O Brasil de Ontem e Hoje


 
10/4 – quinta-feira, 19h
Permanências da ditadura da Constituição de 1988 às manifestações de 2013
Fabio Venturini
Jornalista, doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cantareira.
Humor gráfico em tempos de censura
João Elias Nery
Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é pesquisador (Pós doutorado na EACH/USP) dos temas livros no Brasil, cultura impressa, mídia brasileira, humor gráfico brasileiro e teoria crítica. Professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cantareira
Testemunho: Arte como resistência política
Mazé Leite
Artista plástica e pesquisadora de história da arte, é formada em Letras pela USP, com cursos em escolas e ateliês em São Paulo, Rio de Janeiro, Madrid e Paris. Durante a década de 1970 ilustrou jornais do movimento estudantil, da Pastoral da Terra, folhetos do Comitê de Anistia e o jornal Tribuna Operária. É autora do livro “As Artes Plásticas na Formação do Professor” (2012) e dos infantis (texto e ilustrações) O Céu do Menino e A Bailarina Azul (2013).
11/4 – Sexta-feira, 19h
A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e a reparação do Estado às vítimas da ditadura militar no Brasil
Sheila Cristina Santos
Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,é professora das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Estácio Uniradial.
“Por dentro da engrenagem: os efeitos práticos do Terrorismo do Estado implantado a partir de 1964 – Relato de um ex preso politico”
Maurice Politi
Ex-militante do setor de apoio logístico da Ação Libertadora Nacional (ALN), preso em março de 1970, sendo condenado a quatro anos de prisão política, passando por 9 diferentes  prisões e 36 celas diferentes no Estado de São Paulo. Membro fundador e atual presidente do Núcleo  de Preservação da Memoria Política. Autor do livro “Resistência Atrás das Grades”, um diário da Greve de Fome empreendida por 32 presos políticos em maio/julho de 1972.
10 e 11/4
Exposição Arte de Resistência – Ilustrações de Mazé Leite

Veja a repercussão na mídia

mat_dci_26mar_dest

Veículo: Jornal DCI Online
Data: 9 de abril de 2014
Título: Ciclo de palestras discute ditadura militar

A Faculdade Cantareira, instituição de ensino superior que une inovação e tradição ao aprendizado, promove, nos dias 10 e 11 de abril, o ciclo de palestras “Atualidade da ditadura – o Brasil de ontem e hoje”. O objetivo é abordar os fatos dos tempos da ditadura, os seus desdobramentos e repercussão após 50 anos.
Amanhã, dia 10, a programação contará com a participação de Fabio Venturini, jornalista, doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cantareira. Venturini abordará o tema “Permanências da ditadura da Constituição de 1988 às manifestações de 2013”.
Humor gráfico em tempos de censura é o tema do encontro com João Elias Nery, doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cantareira. A artista plástica e pesquisadora de história da arte, Mazé Leite, estará presente no debate “Testemunho: Arte como resistência política”. Além disso, a artista apresentará a exposição de ilustrações Arte de Resistência.
Na sexta-feira (11), Sheila Cristina Santos, professora das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Estácio Uniradial irá discutir o tema “A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e a reparação do Estado às vítimas da ditadura militar no Brasil”.
Maurice Politi, ex-militante e autor do livro “Resistência Atrás das Grades”, irá debater o tema “Por dentro da engrenagem: os efeitos práticos do Terrorismo do Estado implantado a partir de 1964 – Relato de um ex-preso político”.
O ciclo de palestras “Atualidade da ditadura – o Brasil de ontem e hoje” acontecerá nesta quinta e sexta-feira, a partir das 19 horas, na Faculdade Integral Cantareira (Rua Marcos Arruda, 728), com entrada franca.
Clique aqui e confira a matéria online.