cristiano_meirelles
Ator, cantor, dançarino, compositor, diretor musical e professor
Dizem que quando tudo começou na Grécia Antiga as artes não eram separadas. Música, poesia, dança, literatura e todas as graças inspiradas pelas musas viviam juntas. Dizem que era lindo, completo e catártico. Todas elas reunidas pra que a experiência de quem assistisse fosse inesquecível e transformadora. Desde aí, inúmeros são os caminhos que escolas, sejam elas institucionalizadas ou completamente alternativas, como as escolas de samba, as óperas ou os musicais da Broadway, vêm reinventando esse encontro das linguagens.
Estudar, pesquisar e ensinar um pouco sobre esse reencontro entre as áreas é o cerne do trabalho desse artista mineiro de Belo Horizonte. Com um acréscimo, entender e ajudar a desenvolver essa junção a partir da matéria da cultura popular brasileira urbana ou aquela dita regional ou folclórica.
Em treze anos de formação e carreira, várias foram as áreas de estudo as quais ele se dedicou na busca de refazer as pontes entre os conhecimentos específicos de cada área. Estudou teatro no Palácio das Artes em Belo Horizonte, Danças Brasileiras no Instituto Brincante, Acordeom na ULM (Universidade Livre de Música), além de composição de trilha sonora, dança contemporânea, balé clássico, jazz, canto popular, Contemporary Belting, Commedia della’arte, palhaço e Teatro hip hop.
Dançou, dirigiu, cantou, atuou e tocou com diversos grupos e artistas de São Paulo, entre eles. Jogando no Quintal, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, Antônio Nóbrega, Instituto Brincante, Cia. Livre, Márcio Ballas e, nesses espetáculos, já se apresentou por muitas cidades do Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.
Atualmente, Meirelles é professor e coordenador de projetos no Instituto Brincante, prepara a estreia de três novos espetáculos (dois de dança e um de teatro) e prepara o lançamento de seu primeiro disco chamado, por conta de tudo que aqui se narrou, “Sincero Caminhar”.