foto: Paulo Rapoport

Pianista, compositor e arranjador, Edson Sant’anna é natural de Joinville (SC) onde iniciou na música tocando em bandas de baile em sua cidade. Estudou por um período na Casa da Cultura e no Conservatório Bellas Artes de Joinville, no qual também lecionou até se transferir para São Paulo em 2005. Em São Paulo estudou piano popular com Evaldo Soares, concluiu os cursos de Harmonia, Contraponto e História da música na Escola de Música de São Paulo onde estudou piano erudito durante cinco anos na classe da professora Marisa Lacorte. Na área de composição, estudou com o compositor Almeida Prado.
Concluiu o Bacharelado em Composição pela Universidade de São Paulo – USP.
Sant’anna obteve o segundo lugar no concurso de composição “Tocata para piano” promovido pelo Centro de Música Brasileira em 2008. Sua peça Sonatina n. 01 obteve o terceiro lugar no II Concurso de Composição do Instituto Villa-Lobos da Unirio (2010) e sua composição Valsa para Dênia, escrita para quarteto de cordas e piano, está incluída no CD do III Festival de Guarulhos Instrumental – 2009.
Participou de diversos grupos de música instrumental, como Bob Wyatt Quartet, Paulo Malheiros Noneto,Thiago do Espirito Santo Trio (com CD gravado), Banda Jazz Sinfônica de Diadema (SP), Alex Buck Octeto (com CD gravado). Como pianista convidado já acompanhou artistas como o baterista e compositor Wilson das Neves (RJ), as cantoras Sara Chrétien (SP), Silvia Maria (SP) eFabiana Cozza (SP).
Sant’anna participou de vários festivais, entre eles Festival de Música de Itajaí, Joinville Jazz Festival, Brasil Instrumental de Tatuí, Festival de Música de Londrina (PR), Sacassi Jazz Festival (BH), Festival de Jazz de Manaus, Festival de Cultura Brasileira em Varna na Bulgária (acompanhando Fabiana Cozza, 2009), Festival de Jazz em Mendoza na Argentina (acompanhando o contrabaixista Sizão Machado, 2010), Festival Jazz a La Calle em Mercedes no Uruguai em janeiro de 2017 (lançamento do Cd Mobiles Vol. I do Trio Ciclos). Ministrou Workshops sobre Improvisação em Joinville (SC), Curitiba (PR) e no Conservatório Souza Lima (SP) onde também lecionou por vários anos. Desenvolve intenso trabalho como professor de piano popular e improvisação, tendo sido professor no Festival de Inverno de Domingos Martins (ES) nos anos 2014 e 2015, participado do projeto “O Piano Brasileiro” na Casa do Núcleo e, há vários anos, leciona no GradedSchool Jazz Festival (SP).
Faz parte dos grupos de Música Instrumental Marcos Paiva Sexteto (com 02 Cds gravados), Jorginho Neto Sexteto (com 02 Cds gravados),Trio Ciclos, ao lado de Bruno Migotto e Alex Buck – trio de música instrumental brasileira e improvisação com 2 cds gravados e  preparando o terceiro (Mobiles Vol. II), Daniel D’Alcantara Quinteto (com Cd gravado) e Soundscape Big Band Jazz em que participou da  gravação de seus III e IV cds (Cores e Paisagens sonoras).
Edson Sant’anna é professor do Curso Superior de Música (Bacharelado) da Faculdade Cantareira.