enny_parejo
Mestre (2001) e Doutora (2008) em Educação-Currículo pela PUC São Paulo, realizou pesquisa intitulada Escuta musical – uma estratégia transdisciplinar privilegiada para o Sentipensar, sob a orientação de Maria Cândida Moraes. Pós-graduada em Neurofisiologia Básica (Lato Sensu) pela UNIFESP (2005). Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e inúmeros cursos no Brasil, França, Espanha e Áustria. No período de 1984 a 1998 aprimorou seus estudos musicais sob a orientação de seu Mestre e amigo H.J.Koellreutter.
Dirige o Enny Parejo Atelier Musical, um espaço que promove diversas atividades como cursos de formação em Pedagogia musical para professores; Consultoria em Educação musical e Elaboração de material didático. Elabora cursos, oficinas e palestras para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que têm sendo ministrados em diversos espaços de São Paulo, outros estados e no exterior. Presta Assessoria a diversas escolas de educação infantil, colégios e ONGs. Responsável pela elaboração, implantação e Coordenação da capacitação Música na Escola, oferecida aos professores da Rede Municipal de São Sebastião, no estado de São Paulo.
Parejo coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998, com uma equipe de doze professores e oitocentos alunos. Atuou como Capacitadora de professores de música e ensino fundamental pela Consejeria de Educación y Ciencia de la Junta de Andalucia (Espanha) durante a fase que precedeu a entrada desse país para a CEE (1987 a 1992). O trabalho consistia em atualizar, formar e informar professores da rede oficial de ensino. As conclusões sobre esse período estão reunidas em um escrito intitulado “Iniciación y Sensibilización Musical en la Escuela General Básica”. De 1990 a 1992 residiu na França onde estudou História da Música e Análise Musical no Conservatoire National de Région de Musique (Lyon) e lecionou Piano e Iniciação Musical para adultos e crianças em diversas instituições. Realizou intensa pesquisa bibliográfica e discográfica objetivando a elaboração de cursos adaptáveis à realidade brasileira.
Membro do grupo de pesquisa “Ecotransd: ecologia dos saberes, transdisciplinaridade e educação”. Como parte das atividades de Pesquisadora escreve artigos e ministra cursos e oficinas com a finalidade de realizar a transposição didática dos conceitos complexos e transdiciplinares para professores da Educação básica.
Autora das obras “MUSICALIZAR – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, Edição das autoras, 1987) e de “Estorinhas para ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, Vitale, 2007). Escreveu os artigos em obras coletivas – “O corpo na educação musical”. In: RENGEL, Lenira; THRALL, Karin. (Org.). O corpo em cena (Anadarco, 2010); “Edgar Willems – um pioneiro da educação musical”. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em Educação Musical. (IBPEX, 2010), livro contemplado em 2013 com o prêmio Jabuti; “Música e transdisciplinaridade: um caminho de interiorização”. In: ALBANO, Sonia (Org.). Ensino música & interdisciplinaridade. (Vieira/Urokun 2009).
Enny Parejo é professora do Curso Superior de Música (Licenciatura) e da Pós-graduação da Faculdade Cantareira.
www.ennyparejo.com.br
Facebook: Atelier Musical Enny Parejo
Clique para acessar o Lattes [+]