fernando_dissenha
Doutor em Musicologia pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Mestre pela The Juilliard School, tendo sido aluno de Chris Gekker e Mark Gould, o trompetista Fernando Dissenha já se apresentou em alguns dos mais importantes palcos do mundo, como Carnegie Hall em Nova York, Royal Albert Hall em Londres, Musikverein em Viena e Philarmonie em Berlim.
Sua atuação como trompete solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo inclui tournées pela Europa, Estados Unidos e América do Sul, além de expressivo número de gravações, como a ‘Sinfonia Alpina’ de Richard Strauss (selo BIS), ‘Sinfonias nº 2, 4 e 5’ de Prokofiev (selo Naxos) e obras de Camargo Guarnieri e Villa-Lobos (selo BIS).
Dissenha é trompetista e membro fundador do ‘Quinteto de Metais São Paulo’ e participou da destacada gravação do CD “Música Brasileira para Quinteto de Metais”. Seu primeiro trabalho solo, o CD ‘Carambola’, foi descrito pelo International Trumpet Guild como “um disco maravilhoso”.
Elaborou o Caderno de Trompete Yamaha, da série Sopro Novo Bandas e, atualmente, prepara o livro Fundamentos na Prática Diária do Trompete. Já ministrou cursos e masterclasses em diversas capitais e festivais de música no Brasil e na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.
Atua, desde 2007, como clinician de trompete na Yamaha Musical do Brasil, apresentando recitais e workshops no país e, desde 2010, trabalha na pesquisa e no desenvolvimento da linha de bocais ‘Artist F. Dissenha’ com o luthier Stefan Siemons.
Fernando Dissenha é professor do Curso Superior de Música (Bacharelado) da Faculdade Cantareira.
www.dissenha.com
Clique para acessar o Lattes [+]