fernando_lima
“Fernando Lima aponta como um dos futuros grandes nomes do violão mundial!” (Espanha, 2002)
Natural de São Bento Abade, pequena cidade do estado de Minas Gerais, estudou violão com Luis Carlos da Silva, Marcelino Diogo Leite e Henrique Pinto. Bacharel em Musica pela Faculdade de Música Carlos Gomes (2003), sua formação musical se deu no “Conservatório Maestro Marciliano Braga” em Varginha (MG) e também na Faculdade de Artes Alcântara Machado.
Participou de inúmeros Festivais e Seminários de violão no Brasil e no exterior, tendo assistido aulas e masterclasses com nomes como Paulo Porto Alegre, Fabio Zanon, Luis Cláudio Ferreira, Paulo Martelli, Sergio Abreu, John Duarte entre outros.
Foi premiado em vários Concursos nacionais e internacionais, dentre eles se destaca o Primeiro Prêmio no “II Concurso Internacional de Violão Pró-Música/SESC” em Caxias do Sul (RS) que lhe abriu portas para a carreira internacional. Como resultado deste prêmio, no ano de 2002 fez sua primeira tournée pela Europa, realizando seu debut em Londres, no Bolívar Hall Guitar Festival, em sequência no Festival Internacional de Guitarra Ramón Roteta de Irún (Espanha), no Rust Internacional Guitar Festival (Áustria) e no Festival International de Guitare de Lausanne (Suíça). Em seguida apresentou-se no International Abel Carlevaro Festival Guitar (Uruguai) quando gravou o importante programa de TV “La Guitarra y Sus Interpretes” em Rede nacional Uruguaia.
Sua atividade artística atualmente está direcionada ao trabalho com o “Duo Siqueira Lima” formado com a violonista uruguaia Cecilia Siqueira. Juntos desde 2002, tornaram-se um dos principais duos de violões da atualidade, com atuações marcantes em grandes Festivais e importantes Teatros da América do Sul, Estados Unidos, Europa e África.
Com o Duo gravou três discos, sendo o último, “Um a Um” (2010), lançado na Europa e nos Estados Unidos pelo selo belga GHA Records, um dos mais importantes do ramo, com um repertório integralmente formado por música brasileira e tendo algumas obras compostas e dedicadas especialmente ao Duo. O CD é elogiado por Revistas especializadas, como a “Guitare Classique” (França), “Classical guitar” (Inglaterra) e “Il Fronimo” (Itália).
Fernando Lima é frequentemente convidado a compor Banca nos principais Concursos de violão do Brasil, como Concurso de Violão Souza Lima, Concurso Nacional de Violão do MASP, Concurso Internacional de Violão de Tatuí entre outros. Também tem ministrado masterclasses em diversas Instituições e Festivais de música pelo mundo, como no Conservatoire Royal de Liège (Liège, Bélgica); XIV Wiosenne Koncerty Gitarowe (Szczecin, Polônia); Sarajevo Internacional Guitar Festival (Sarajevo – Bósnia); University of Florida (Gainesville, Flórida – USA); SMU Meadows School of Arts (Fort Worth, Texas – USA); Festival de Música do Pará (Belém – Brasil); Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (Tatuí, São Paulo – Brasil) e Conservatorio y Escuela de Música de Irún (Irún – Espanha) entre outros.
Atuou como membro do quarteto de violões “Quaternaglia” durante cinco anos como Primeiro violonista. Com o quarteto apresentou-se em todo Brasil e Estados Unidos, gravou dois CDs, “Presença” e “Estampas” e um DVD ao vivo pelo projeto Rumos, do Itaú Cultural.
Fernando Lima é professor do Curso Superior de Música (Bacharelado) da Faculdade Cantareira.
www.duosiqueiralima.com.br
Clique para acessar o Lattes [+]