Inaugurada em 13 de novembro de 1998, a Faculdade Cantareira é resultado do desdobramento da ação educacional do Colégio Jardim São Paulo, tradicional instituição de ensino presente na zona norte da cidade de São Paulo, há mais de 65 anos. A mantenedora, a Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo, constituída pela família Meinberg, conta, atualmente, com as seguintes unidades educacionais de ensinos infantil, fundamental e médio:

Seu fundador, Professor Paulo Meinberg, imprimiu em todos estes estabelecimentos educacionais seus ideais de seriedade, excelência no ensino e respeito pelo ser humano.

Implantada no bairro do Belém, a Cantareira ocupa as instalações da antiga Fábrica de Brinquedos Estrela, em terreno de 14.000 m² e área construída de mais de 30.000 m². A Fazenda Experimental do curso de Agronomia, localizada na Serra da Cantareira, está implantada em uma área de 50 alqueires, no limite de município das cidades de São Paulo e Mairiporã/SP.

A extensão do conhecimento universitário à comunidade sempre foi um diferencial da Cantareira. A Faculdade oferece gratuitamente atendimento à população, apresentações musicais, coral comunitário, palestras, entre outras ações que buscam expandir o conhecimento ao seu entorno.

O projeto pedagógico conduzido em seus cursos de graduação superior é refletido pelos excelentes resultados e índices obtidos nas avaliações institucionais, seguindo o padrão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A Faculdade Cantareira se engaja neste processo e o utiliza como instrumento de reflexão e análise de novas propostas para dar continuidade e aprimorar seus serviços e o bem-estar dos alunos, professores e da comunidade.

Missão

“A Instituição assume para si a Missão de produzir e transmitir conhecimentos e experiências destinados a propiciar ao cidadão a construção do seu projeto de vida. E, também, assegurar-lhe a participação na construção de uma sociedade mais humana, mais justa com capacidade de guiar e dominar seus desejos.”

Objetivos

O objetivo da Faculdade Integral Cantareira, como Instituição de Educação em Ensino Superior, é estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, propiciando condições de educação ao homem, como sujeito e agente de seu processo educativo e de sua história, pelo cultivo do saber, em suas diferentes vertentes, formas e modalidades.

Objetivos Específicos

São objetivos específicos da Faculdade Integral Cantareira:

  • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo do educando;
  • Formar cidadãos e profissionais, em cursos e programas de nível superior;
  • Estimular e apoiar práticas investigativas, desenvolvidas por professores e alunos, estes, sob a supervisão docente;
  • Estender à comunidade social cursos e programas, a partir do ensino e da pesquisa desenvolvidos no âmbito da faculdade;Promover intercâmbio e cooperação com instituições de ensino dos diversos graus, tendo em vista o desenvolvimento da educação, da cultura, das artes, das ciências e da tecnologia;
  • Participar no processo de desenvolvimento sócio-econômico regional, como organismo de consulta, assessoramento e prestação de serviços, em assuntos relativos aos diversos campos do saber em que atua;
  • Promover cursos de pós-graduação, de atualização, de extensão e de treinamento profissional, a fim de atender aos reclamos da sociedade em que está inserida;
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e difundir o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
  • Orientar as práticas investigativas e a extensão como suporte qualitativo ao ensino de graduação;
  • Desenvolver competências gerenciais orientadas para resultados, a fim de aperfeiçoar processos e fluxos de trabalho.