julio_cesar_figueiredo
Natural do Rio de Janeiro, começou seus estudos de música com o violinista Waldomiro Pascoli com quem estudou percepção musical e violino. É Bacharel em Composição, Regência e Piano. Durante sete anos estudou composição com Camargo Guarnieri de quem foi assistente por dois anos.
Possui inúmeras obras compostas para Orquestra de Cordas, Banda Sinfônica, Canto e Piano e vários Duetos e Trios. Algumas de suas obras foram executadas pela Orquestra da Universidade de São Paulo e também por grupos de Câmara no Brasil e nos Estados Unidos.
Lecionou sobre Bossa Nova (estilos, técnicas, composição, orquestração, arranjo e performance) em masterclasses na Florida State University (1995) e no University of Florida’s Brazilian Music Institute nos anos 2001, 2005 e 2007. Convidado de festivais como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e de Tatuí, Julio César participou em 2011, como pianista e arranjador, do importante concerto de música brasileira realizado pelo University of Florida Chamber Players.
Além de sua intensa atividade como compositor, orquestrador e pianista, Figueiredo é professor na Escola de Música do Estado de São Paulo e, há mais de 10 anos, é o Orquestrador titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.
Julio Cesar de Figueiredo é professor do Curso Superior de Música (Bacharelado e Licenciatura) e da Pós-graduação da Faculdade Cantareira.
Clique para acessar o Lattes [+]