cabecalho_manual_candidato

Cursos | Transferências

A Comissão do Processo Seletivo, por deliberação da Diretora Geral da Faculdade Cantareira, Maria Elisa Meinberg de Sousa Pereira, torna público o presente EDITAL / MANUAL DO CANDIDATO 2019 – 1º Semestre.

CURSOS OFERECIDOS PARA O ANO DE 2019 – 1º Semestre:

LOCAL DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS
Campus Belém, na Rua Marcos Arruda, 729, bairro Belém, São Paulo, SP. Para o curso de Agronomia, também a Fazenda Experimental, na Rua João Meinberg, 2002, Bairro Boa Vista, Mairiporã, SP.
INSCRIÇÕES
As inscrições para o Vestibular 2019 – 1º Semestre poderão ser efetuadas na Rua Marcos Arruda, 729, bairro Belém, São Paulo, ou pela internet, no site: www.cantareira.br, a partir de 1º de outubro de 2018.
Para efetuar a inscrição no Vestibular 2019 – 1º Semestre, o candidato deverá:
– preencher a ficha de inscrição pela internet;
– recolher a taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) para os cursos de Música – Bacharelado e Licenciatura, e R$ 20,00 (vinte reais) para os demais cursos, na rede bancária (gerar o boleto através do site da Faculdade Cantareira) ou no Processo Seletivo da instituição;
– fornecer o Boletim de Notas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, caso queira aproveitá-lo no Vestibular.
O portador de necessidades especiais deverá encaminhar ao Processo Seletivo, juntamente com o comprovante da taxa de inscrição, laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID e as condições especiais para a realização de adaptação das provas para que possa ser atendido de forma específica e planejada, com a devida antecedência de 15 dias da data de realização de cada uma.
O candidato que não declarar, no ato de inscrição, ser portador de deficiência e/ou não enviar laudo médico, conforme este Manual, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.
Em hipótese alguma haverá devolução do valor pago da Taxa de Inscrição.
PROVAS
O Vestibular 2019 – 1º Semestre avaliará o candidato por meio de uma prova com questões de Conhecimentos Gerais e de uma Redação elaboradas pela Faculdade Cantareira ou pela utilização direta dos pontos obtidos nas provas de Conhecimentos Gerais e de Redação no ENEM, ou ainda, pela apresentação do diploma de graduação superior (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo).
Para os cursos de MÚSICA – Bacharelado e Licenciatura, o candidato deverá realizar ainda:
– Prova de Conhecimento Teórico Específico de Música e prova de Reconhecimento Auditivo (Percepção Musical);
– Prova de Leitura Melódica e Rítmica (Solfejo);
– Bacharelado: Prova Prática de Instrumento;
– Licenciatura: Entrevista.
Essas provas deverão ser realizadas por todos os candidatos aos cursos de MÚSICA – Bacharelado e Licenciatura, inclusive pelos candidatos que solicitarem o aproveitamento das notas do ENEM ou apresentarem diploma de graduação superior.
As provas do Vestibular 2019 – 1º Semestre serão compostas por:
– 25 questões, com respostas de múltipla escolha, de Conhecimentos Gerais (5 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Matemática, 3 questões de Física, 3 questões de Biologia, 3 questões de Geografia, 3 questões de Química e 3 questões de História), tendo cada questão o valor de 3 pontos – valor total de 75 pontos;
– Uma redação, que valerá no máximo 25 pontos.
Observação: para aqueles que solicitarem o aproveitamento do ENEM, como Vestibular permanecerão o mesmo peso de 75% para os pontos da prova de Conhecimentos Gerais (média aritmética das notas do ENEM de Linguagens, Código e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e 25% para os de Redação, sendo a nota mínima para aprovação 450 pontos, comprovada pela apresentação do boletim de notas.
DATAS DAS PROVAS
A partir do dia 1º de outubro de 2018 o Vestibular 2019 – 1º Semestre será realizado na forma de processo seletivo continuado, com horário agendado e término até o encerramento das vagas disponíveis.
As datas das provas práticas de MÚSICA – Bacharelado e Licenciatura – serão divulgadas no site e pelo Processo Seletivo, por e-mail.
O candidato deverá apresentar o RG original, C.N.H – Carteira Nacional de Habilitação ou RNE no dia da prova.
CLASSIFICAÇÃO
A classificação geral dos candidatos será em ordem decrescente, considerando-se o total de pontos obtidos nas provas da Faculdade Cantareira ou nas médias ponderadas obtidas com as notas do ENEM, para aqueles que solicitarem o seu aproveitamento.
Em caso de empate, será classificado o candidato que obtiver melhor resultado na prova de Redação.
Considera-se eliminado o candidato que não comparecer ou que obtiver:
– 0 (zero) ponto nas questões de Conhecimentos Gerais;
– Menos de 10 pontos na prova de Redação;
– Menos de 19,9 pontos na somatória das notas de Conhecimentos Gerais e Redação.
Em hipótese alguma haverá revisão, vista ou recontagem de pontos em qualquer prova.
Para os cursos de MÚSICA – Bacharelado e Licenciatura, obtém-se a média aritmética do valor das provas de Conhecimentos Gerais e Redação (100 pontos) com os valores das provas específicas da área (100 pontos), a seguir discriminadas:

tabela_prova_musica_2016

Em caso de empate, fica classificado, para os candidatos ao curso de MÚSICA – Bacharelado, o que obtiver melhor resultado na prova Prática de Instrumento e, para os candidatos ao curso de MÚSICA – Licenciatura, o que obtiver melhor resultado na prova de Leitura Melódica e Rítmica (Solfejo).
RESULTADOS
Os resultados do Vestibular 2019 – 1º Semestre serão enviados por e-mail aos candidatos.
MATRÍCULA
Somente poderá matricular-se o candidato aprovado que tenha concluído o ensino médio ou equivalente, tornando-se nula, de pleno direito, a classificação de quem não apresentar a prova de escolaridade até o final de março de 2019.
Os prazos para matrícula serão definidos pela Comissão do Processo Seletivo.
DOCUMENTOS PARA A MATRÍCULA
– Cópia autenticada do RG;
– Cópia do CPF;
– Foto 3×4 recente;
– Cópia de comprovante de residência;
– Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Ficha de Saúde [+];
– Requerimento de Matrícula Agronomia [+] / Direito [+] / Música Bacharelado [+] / Música Licenciatura [+];
– Cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou equivalente) e do Histórico Escolar do Ensino Médio (ou equivalente). O candidato concluinte que ainda não esteja de posse destes documentos, deverá apresentar, no ato da matrícula, cópia da Declaração de Conclusão do Ensino Médio (ou equivalente). O prazo de entrega do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou equivalente) e do Histórico Escolar do Ensino Médio (ou equivalente), para validação da matrícula, é até final de março de 2019;
– No caso de concluinte de curso técnico ou superior, cópias autenticadas do diploma técnico ou de graduação do ensino superior, frente e verso, com o respectivo histórico escolar;
– Fornecer o boletim de notas do Enem, caso queira aproveitá-lo no Vestibular;
– Para estrangeiros, serão necessárias cópias autenticadas dos documentos de regularidade e de permanência no país, bem como, a validação dos documentos específicos pela Secretaria Estadual de Educação, conforme legislação em vigor;
– O pagamento da matrícula é realizado diretamente na Instituição, em dinheiro, cartão de débito ou crédito.
A formação de novas turmas estará condicionada à matrícula do número mínimo de 50 alunos. Para o curso de MÚSICA – Bacharelado, o número mínimo é de 35 alunos por sala. Excepcionalmente, a Faculdade Cantareira poderá formar turmas menores. Não se formando turma após a última convocação, o candidato poderá optar por outro curso, com exceção dos cursos de MÚSICA – Bacharelado e Licenciatura, com vagas disponíveis na mesma Instituição de Ensino ou pela devolução das quantias pagas na matrícula e mensalidade. No desenvolvimento dos cursos, a Faculdade Cantareira resguarda o direito de encerrar ou mudar turmas, períodos ou campus.
Para o cancelamento de matrícula, o candidato deverá solicitar por escrito, até 31 de janeiro de 2019, o seu pedido de desistência de vaga e será devolvido, no prazo de até 30 dias, 80% do valor pago à Faculdade Cantareira. Após essa data, não haverá devolução.
VALIDAÇÃO
O resultado do Vestibular, de que trata o presente Manual, é válido para ingresso no período letivo de 2019.
PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO
I – BOLSAS DE TRANSFERÊNCIA e por APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
Bolsa para alunos transferidos ou com aproveitamento de estudos – consultar a Secretaria.
II – BOLSAS DO PROUNI
A Faculdade Cantareira está cadastrada nesses programas como FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA.
PROUNI – Programa Universidade para Todos: http://prouniportal.mec.gov.br/
III – BOLSA PARCERIA
Há convênios com empresas (informações no RH de sua empresa) e igrejas, para ex-alunos da Faculdade Cantareira, Grupo familiar (irmãos, pais e cônjuges), pessoas acima de 60 anos, 2ª Graduação, alunos oriundos da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, Conservatório de Tatuí, Escola Municipal de Música, Associação Brasileira de Flautistas – Abraf, Enny Parejo Atelier Musical, Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Instituto Baccarelli, Associação Músicos do Futuro. Para mais informações, favor entrar em contato com o Processo Seletivo.
IV – BOLSA MÉRITO
A Faculdade premiará com 20% de bolsa os candidatos que obtiverem média total (nota da Prova de Conhecimentos Gerais somada à nota de Redação) superior a 75 pontos no Vestibular Cantareira ou que obtiverem 75% dos pontos das provas do Enem. Esta bolsa será oferecida durante o 1° semestre do curso e será mantida pelos semestres seguintes caso o aluno alcance, em todas as disciplinas, notas superiores à média 6,0 e presença de no mínimo 75% das aulas.
V – BOLSAS ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE MÚSICA
Camerata Cantareira
Bolsas de 50% para os alunos selecionados para a Camerata Cantareira. A seleção é anual e ocorre em março entre os alunos matriculados. Há regulamento próprio na época de cada seleção.
Combo Popular
Bolsas de 50% para os alunos selecionados para o Combo Popular. Instrumentos participantes: baixo elétrico, bateria, canto popular, guitarra, piano popular e saxofone. A seleção é anual e ocorre em março entre os alunos matriculados. Há regulamento próprio na época de cada seleção.
Toda solicitação de bolsas deverá ser realizada no ato da matrícula, caso contrário, não será concedida.
Não será permitido o acúmulo de Bolsas de Estudo, salvo promoções especiais definidas pela mantenedora, sendo mantida a de preferência do aluno.
Casos omissos por este Manual serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo.

CONTEÚDO DAS PROVAS TEÓRICAS
Língua Portuguesa
• Leitura, compreensão e análise de texto
• Ambiguidade
• Intertextualidade
• Valor semântico das palavras
• Ortografia
• Acentuação
• Emprego dos tempos e modos verbais
• Vozes do verbo
• Pontuação
• Sintaxe de concordância, colocação e regência
• Crase
• Coordenação e subordinação (Construção de períodos)
Literatura
• Romantismo
• Realismo
• Modernismo
• Livros: Senhora, José de Alencar; Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis; Vidas Secas, Graciliano Ramos; Alguma Poesia, Carlos Drummond de Andrade; Gabriela, Cravo e Canela, Jorge Amado; A Hora da Estrela, Clarice Lispector.
Matemática
• Teoria dos conjuntos
• Função
• Função exponencial
• Logaritmos e função logarítmica
• Sequências
• Matrizes
• Sistemas lineares
• Análise combinatória
• Probabilidade
• Números complexos
• Polinômios e equações algébricas
• Geometria plana
• Trigonometria
• Geometria espacial
• Geometria analítica
• Noções de matemática financeira
Física
• Unidades de medida
• Cinemática
• Dinâmica
• Gravitação
• Estática / Hidrostática
• Termologia
• Óptica geométrica
• Ondulatória
• Eletrostática / Eletrodinâmica / Eletromagnetismo
• Análise dimensional
Biologia
• Origem da vida e evolução
• Biologia celular
• Botânica
• Estrutura e funções dos seres vivos
• Genética
• Ecologia
• Noções elementares de saúde
• Zoologia
Geografia
• Espaço geográfico mundial:
– A geografia física do planeta
– Dinâmica demográfica
– Organização das atividades econômicas e financeiras
– A geografia e o problema da divisão no mundo
– Geopolítica e Geoestratégia
– A urbanização mundial e o processo de metropolização
• Espaço geográfico brasileiro:
– A geografia física do Brasil
– Organização das atividades econômicas e financeiras
– A urbanização brasileira e o processo de metropolização
– A dinâmica demográfica do Brasil
– A questão ambiental
Química
• Química geral e físico-química:
– Estudo da matéria
– Leis ponderais
– Estrutura atômica
– Tabela periódica
– Ligações químicas
– Compostos orgânicos
– Reações químicas / Grandezas químicas
– Comportamento dos gases
– Soluções
– Eletroquímica / Termoquímica
– Cinética e equilíbrio químico
• Química orgânica:
– Propriedades gerais
– Funções orgânicas: propriedades físicas e químicas, nomenclatura
– Mecanismos das reações
– Propriedades
História
• História geral:
– Pré-história
– Antiguidade Clássica
– Idade Média
– Idade Moderna
– Idade Contemporânea
• História do Brasil:
– A chegada dos portugueses e a Colonização
– O Império Brasileiro
– O Brasil Republicano
– O Brasil atual
CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS ESPECÍFICOS DE MÚSICA – BACHARELADO e LICENCIATURA
• Notação musical, fórmula de compasso, intervalos, armadura de clave, escalas Maiores e menores, tríades, tétrades
• Reconhecimento auditivo de intervalos, tríades, escalas, timbres, estilos e gêneros musicais, ditado rítmico e melódico
• Leitura rítmica e melódica
PROVA PRÁTICA DE INSTRUMENTO – BACHARELADO EM MÚSICA
Atenção: com exceção de bateria, harpa e piano, os candidatos deverão trazer seus próprios instrumentos. Partituras, baquetas e pianistas acompanhadores também são de responsabilidade de cada candidato.

Acordeom
• Duas peças instrumentais (livre escolha)
• Leitura à primeira vista (básica)
Bandolim
• Execução de dois choros ou duas valsas ao bandolim
• Execução de uma peça de livre escolha ao bandolim
Bateria
• Execução de rudimentos selecionados da publicação da P.A.S. (Sociedade de Artes Percussivas: http://www.pas.org/resources/education/Rudiments1/RudimentsOnline.aspx)
• Execução de três ritmos diferentes, sendo um deles brasileiro
• Apresentação de peças de livre escolha, com playback ou acompanhante
• Leitura de caixa à primeira vista
Canto lírico
• Uma Ária do século XVII ou XVIII (livre escolha)
• Uma Canção de Câmara Brasileira (livre escolha)
• Uma Ária de ópera (livre escolha – obras até o séc. XX)
Observação: trazer cópia das partituras. Caso o candidato deseje, poderá trazer seu próprio acompanhante.
Canto popular
• Duas músicas de autores diferentes (escolhidos entre Tom Jobim, Ary Barroso, Edu Lobo ou Baden Powell)
• Uma terceira peça (livre escolha)
Observação: trazer cópia das partituras cifradas das três músicas escolhidas e já transpostas para o tom do candidato. Caso o candidato deseje, poderá trazer seu próprio acompanhante.
Clarinete
• Uma peça de livre escolha de caráter técnico
• Um movimento de concerto do período clássico
Composição
• Execução de uma peça de livre escolha ao Piano
• Execução de uma peça de livre escolha tocada no instrumento do candidato (erudito ou popular)
• Apresentação da partitura de uma composição de autoria própria (opcional)
• Entrevista
Observação: trazer cópia de todas as partituras de livre escolha.
Contrabaixo acústico
• Escalas e arpejos nas tonalidades Maiores e menores (em duas oitavas)
• Um estudo técnico de livre escolha
• Uma peça de livre escolha, original para contrabaixo
• Leitura à primeira vista
Contrabaixo acústico popular
• Execução de peça de livre escolha
• Leitura melódica e de cifra à primeira vista
• Escalas e arpejos dos Campos harmônicos Maior e menor natural
Contrabaixo elétrico
• Execução de peça de livre escolha
• Leitura melódica e de cifra à primeira vista
• Escalas e arpejos dos Campos harmônicos Maior e menor natural
Fagote
• Um movimento de concerto clássico ou barroco
• Uma peça de livre escolha
Flauta doce
• Escalas e arpejos (livre escolha)
• Um movimento de uma Sonata de Haendel ou de uma Sonata italiana
• Uma peça de livre escolha
Flauta transversal
• Andersen: estudo op. 33, nº 1
• Mozart: concerto K 313, 1º movimento
• Uma peça de livre escolha
Flauta transversal popular
• Um estudo de livre escolha
• Uma peça do repertório standard de livre escolha
• Leitura e Improvisação
Guitarra
• Executar dois Standards, a escolher entre jazz e música brasileira
• Leitura melódica e de cifras
• Escalas, modos, arpejos
Harpa
• Uma sonata clássica (ex: Nadermann, Petrini, Dussek ou outro)
• Uma peça solo de caráter contrastante (romântica ou do séc. XX)
Observação: para iniciante em Harpa
• Uma peça de livre escolha para piano
• Leitura à primeira vista ao piano
Percussão popular
• Conhecimento básico de leitura musical
• Conhecimento básico de ritmos brasileiros (samba, frevo, baião, maracatu etc)
• Execução de uma peça de livre escolha em algum dos instrumentos de percussão (caixa, congas, pandeiro, tamborim, zabumba)
• Execução de peça de confronto ao Pandeiro: Estudo n. 1 de Luiz Roberto Sampaio (livro: Estudos e Peças para Pandeiro Brasileiro de Iê do Pandeiro / Luiz Roberto Sampaio)
• Leitura à primeira vista
Percussão sinfônica
• Uma peça de livre escolha para caixa
• Uma peça de livre escolha para teclado (vibrafone, marimba ou xilofone)
• Uma peça de livre escolha para tímpanos
Piano
• Um movimento rápido de uma sonata do período clássico
• Uma obra de livre escolha (exceto do classicismo)
Piano popular
• Uma peça do repertório popular
• Uma peça curta simples do repertório erudito
• Escalas Maiores e relativas menores
• Leitura à primeira vista (claves de sol e de fá e cifras)
Regência coral
• Regência de uma peça de livre escolha
• Redução ao piano da peça de livre escolha
• Execução de escalas e acordes ao piano
• Execução de uma peça de livre escolha (no instrumento de escolha)
• Solfejo à primeira vista
• Entrevista
Observação: trazer cópia de todas as partituras de livre escolha.
Saxofone
• Uma peça do repertório standard de livre escolha
• Um Estudo de livre escolha
• Leitura e Improvisação
Trombone-tenor erudito
• Um movimento rápido de peça barroca ou do período romântico
• Execução de Escalas Maiores e menor melódica (duas oitavas, ascendente e descendente)
• Um Estudo melódico de J.Rochut
Trombone-baixo erudito
• Um movimento rápido de peça barroca ou do período romântico
• Execução de Escalas Maiores e menor melódica (duas oitavas, ascendente e descendente)
• Um Estudo melódico de J.Rochut
Trombone popular
• Solo de dixieland ou jazz standard
• Uma peça brasileira de livre escolha
• Execução de Escalas Maiores e menor melódica (duas oitavas, ascendente e descendente)
• Leitura à primeira vista
Trompa
• Kopprasch – Estudos nºs 8, 12 e 16 com respectivos transportes
• W. A. Mozart – Concerto nº 3 ou nº 4 com cadência
• Uma peça de livre escolha
Trompete
• Concerto de Haydn ou Hummel (Mib) – 1º movimento (sem cadência)
• Leitura à primeira vista
Tuba
• Tuba com, no mínimo, quatro Válvulas
• Uma peça de livre escolha, do Repertório para Instrumento solista
• James Curnow – Concertino for Tuba
Viola caipira
• Uma peça instrumental ou arranjo para viola solo de livre escolha
• Leitura de cifra à primeira vista
Viola sinfônica
• Kreutzer: um Estudo
• J.S.Bach: um movimento de uma das Suítes
• Uma peça de livre escolha
Violão
• Uma peça de Villa-Lobos
• Um Estudo ou peça de livre escolha de compositor do classicismo
Violão popular
• Uma peça, de livre escolha, para violão solo (exemplo: obras de João Pernambuco, Garoto, Baden Powell, Marco Pereira, Paulo Bellinati, Guinga etc)
• Tocar o acompanhamento de uma canção de Tom Jobim, cantando ou assobiando a melodia
Observação: o candidato deve saber ler partitura.
Violino
• Um movimento da Partita ou Sonata para violino solo de J.S.Bach
• Um movimento rápido do concerto de Mozart, Viotti ou um concerto romântico
• Uma peça de livre escolha
Violoncelo
• Um Estudo de Dotzauer ou Popper ou Duport
• Dois movimentos contrastantes de um concerto do período clássico ou romântico