cabecalho_manual_candidato

EDITAL PARA APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E TRANSFERÊNCIAS

A Comissão do Processo Seletivo, por deliberação da Diretora Geral da Faculdade Cantareira, Maria Elisa Meinberg de Sousa Pereira, torna público o presente EDITAL / MANUAL DO CANDIDATO 2018 – 2º SEMESTRE.

CURSOS OFERECIDOS PARA O ANO DE 2018 – 2º SEMESTRE:


LOCAL DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS
Campus Belém, na Rua Marcos Arruda, 729, bairro Belém, São Paulo, SP. Para o curso de Agronomia, também a Fazenda Experimental, na Rua João Meinberg, 2002, Bairro Boa Vista, Mairiporã, SP.
INSCRIÇÕES
As inscrições para o Vestibular 2018 – 2º Semestre poderão ser efetuadas na Rua Marcos Arruda, 729, bairro Belém, São Paulo, a partir de 4 de junho de 2018.
Para efetuar a inscrição no Vestibular 2018 – 2º Semestre, o candidato deverá:
– preencher a ficha de inscrição na Secretaria da Faculdade;
– recolher a taxa no valor de R$80,00 (oitenta reais) para os cursos de Música – Bacharelado e Licenciatura, e R$ 20,00 (vinte reais) para os demais cursos, no ato da inscrição;
– fornecer o Boletim de Notas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, caso queira aproveitá-lo no Vestibular.
O portador de necessidades especiais deverá encaminhar à Secretaria, no ato da inscrição, laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID e as condições especiais para a realização de adaptação das provas para que possa ser atendido de forma específica e planejada, com a devida antecedência de até 15 dias da data de realização de cada uma.
O candidato que não declarar, no ato de inscrição, ser portador de deficiência e/ou não enviar laudo médico, conforme este Manual, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.
Em hipótese alguma haverá devolução do valor pago da Taxa de Inscrição.
PROVAS
O Vestibular 2018 – 2º Semestre avaliará o candidato por meio de uma prova com questões de Conhecimentos Gerais e de uma Redação elaboradas pela Faculdade Cantareira ou pela utilização direta dos pontos obtidos nas provas de Conhecimentos Gerais e de Redação no ENEM, ou ainda, pela apresentação do diploma de graduação superior (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo).
Para os cursos de MÚSICA – Bacharelado e Licenciatura, o candidato deverá realizar ainda:
– Prova de Conhecimento Teórico Específico de Música e prova de Reconhecimento Auditivo (Percepção Musical);
– Prova de Leitura Melódica e Rítmica (Solfejo);
– Bacharelado: Prova Prática de Instrumento;
– Licenciatura: Entrevista.
Essas provas deverão ser realizadas por todos os candidatos aos cursos de MÚSICA – Bacharelado e Licenciatura, inclusive pelos candidatos que solicitarem o aproveitamento das notas do ENEM ou apresentarem diploma de graduação superior.
As provas do Vestibular 2018 – 2º Semestre serão compostas por:
– 25 questões, com respostas de múltipla escolha, de Conhecimentos Gerais (5 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Matemática, 3 questões de Física, 3 questões de Biologia, 3 questões de Geografia, 3 questões de Química e 3 questões de História), tendo cada questão o valor de 3 pontos – valor total de 75 pontos;
– Uma redação, que valerá no máximo 25 pontos.
Observação: para aqueles que solicitarem o aproveitamento do ENEM, como Vestibular permanecerão o mesmo peso de 75% para os pontos da prova de Conhecimentos Gerais (média aritmética das notas do ENEM de Linguagens, Código e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e 25% para os de Redação, sendo a nota mínima para aprovação 450 pontos, comprovada pela apresentação do boletim de notas.
DATAS DAS PROVAS
A partir do dia 4 de junho de 2018 o Vestibular 2018 – 2º Semestre será realizado na forma de processo seletivo continuado, com horário agendado e término até o encerramento das vagas disponíveis.
As datas das provas práticas de MÚSICA – Bacharelado e Licenciatura – serão divulgadas no site e por e-mail.
O candidato deverá apresentar o RG original, C.N.H – Carteira Nacional de Habilitação ou RNE no dia da prova.
CLASSIFICAÇÃO
A classificação geral dos candidatos será em ordem decrescente, considerando-se o total de pontos obtidos nas provas da Faculdade Cantareira ou nas médias ponderadas obtidas com as notas do ENEM, para aqueles que solicitarem o seu aproveitamento.
Em caso de empate, será classificado o candidato que obtiver melhor resultado na prova de Redação.
Considera-se eliminado o candidato que não comparecer ou que obtiver:
– 0 (zero) ponto nas questões de Conhecimentos Gerais;
– Menos de 10 pontos na prova de Redação;
– Menos de 19,9 pontos na somatória das notas de Conhecimentos Gerais e Redação.
Em hipótese alguma haverá revisão, vista ou recontagem de pontos em qualquer prova.
Para os cursos de MÚSICA – Bacharelado e Licenciatura, obtém-se a média aritmética do valor das provas de Conhecimentos Gerais e Redação (100 pontos) com os valores das provas específicas da área (100 pontos), a seguir discriminadas:

tabela_prova_musica_2016

Em caso de empate, fica classificado, para os candidatos ao curso de MÚSICA – Bacharelado, o que obtiver melhor resultado na prova Prática de Instrumento e, para os candidatos ao curso de MÚSICA – Licenciatura, o que obtiver melhor resultado na prova de Leitura Melódica e Rítmica (Solfejo).
RESULTADOS
Os resultados do Vestibular 2018 – 2º Semestre serão enviados por e-mail aos candidatos.
MATRÍCULA
Somente poderá matricular-se o candidato aprovado que tenha concluído o ensino médio ou equivalente, tornando-se nula, de pleno direito, a classificação de quem não apresentar a prova de escolaridade até final de agosto de 2018.
Os prazos para matrícula serão definidos pela Comissão do Processo Seletivo.
DOCUMENTOS PARA A MATRÍCULA
– Cópia autenticada do RG;
– Cópia do CPF;
– Foto 3×4 recente;
– Cópia de comprovante de residência;
– Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Ficha de Saúde [+];
– Requerimento de Matrícula Agronomia [+] / Direito [+] / Música Bacharelado [+] / Música Licenciatura [+];
– Cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou equivalente) e do Histórico Escolar do Ensino Médio (ou equivalente). O candidato concluinte que ainda não esteja de posse destes documentos, deverá apresentar, no ato da matrícula, cópia da Declaração de Conclusão do Ensino Médio (ou equivalente). O prazo de entrega do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou equivalente) e do Histórico Escolar do Ensino Médio (ou equivalente), para validação da matrícula, é até final de agosto de 2018;
– No caso de concluinte de curso técnico ou superior, cópias autenticadas do diploma técnico ou de graduação do ensino superior, frente e verso, com o respectivo histórico escolar;
– Para estrangeiros, serão necessárias cópias autenticadas dos documentos de regularidade e de permanência no país, bem como, a validação dos documentos específicos pela Secretaria Estadual de Educação, conforme legislação em vigor;
– O pagamento da matrícula é realizado diretamente na Instituição, em dinheiro, cartão de débito ou crédito.
No desenvolvimento dos cursos, a Faculdade Cantareira resguarda o direito de encerrar ou mudar turmas, períodos ou campus.
Para o cancelamento de matrícula, o candidato deverá solicitar por escrito, até 31 de agosto de 2018, o seu pedido de desistência de vaga e será devolvido, no prazo de até 30 dias, 80% do valor pago à Faculdade Cantareira. Após essa data, não haverá devolução.
VALIDAÇÃO
O resultado do Vestibular, de que trata o presente Manual, é válido para ingresso no período letivo de 2018 – 2º Semestre.
PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO
I – BOLSA TRANSFERÊNCIA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
Bolsa de 10% para alunos transferidos ou com aproveitamento de estudos.
II – BOLSA DO PROUNI

A Faculdade Cantareira está cadastrada nesses programas como FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA.
PROUNI – Programa Universidade para Todos: http://prouniportal.mec.gov.br/
III – BOLSA PARCERIA
Há convênios com empresas e igrejas, para ex-alunos da Faculdade Cantareira, Grupo familiar (irmãos, pais e cônjuges), pessoas acima de 60 anos, 2ª Graduação, alunos oriundos da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, Conservatório de Tatuí, Escola Municipal de Música, Associação Brasileira de Flautistas – Abraf, Enny Parejo Atelier Musical, Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Instituto Baccarelli e Associação Músicos do Futuro. Para mais informações, favor entrar em contato com o Processo Seletivo.
Toda solicitação de bolsas deverá ser realizada no ato da matrícula, caso contrário, não será concedida. Não será permitido o acúmulo de Bolsas de Estudo, salvo promoções especiais definidas pela mantenedora, sendo mantida a de preferência do aluno. Casos omissos por este Manual serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo.
CONTEÚDO DAS PROVAS TEÓRICAS
Língua Portuguesa
• Leitura, compreensão e análise de texto
• Ambiguidade
• Intertextualidade
• Valor semântico das palavras
• Ortografia
• Acentuação
• Emprego dos tempos e modos verbais
• Vozes do verbo
• Pontuação
• Sintaxe de concordância, colocação e regência
• Crase
• Coordenação e subordinação (Construção de períodos)
Literatura
• Romantismo
• Realismo
• Modernismo
• Livros: Senhora, José de Alencar; Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis; Vidas Secas, Graciliano Ramos; Alguma Poesia, Carlos Drummond de Andrade; Gabriela, Cravo e Canela, Jorge Amado; A Hora da Estrela, Clarice Lispector
Matemática
• Teoria dos conjuntos
• Função
• Função exponencial
• Logaritmos e função logarítmica
• Sequências
• Matrizes
• Sistemas lineares
• Análise combinatória
• Probabilidade
• Números complexos
• Polinômios e equações algébricas
• Geometria Plana
• Trigonometria
• Geometria Espacial
• Geometria Analítica
• Noções de Matemática financeira
Física
• Unidades de medida
• Cinemática
• Dinâmica
• Gravitação
• Estática / Hidrostática
• Termologia
• Óptica geométrica
• Ondulatória
• Eletrostática / Eletrodinâmica / Eletromagnetismo
• Análise dimensional
Biologia
• Origem da vida e evolução
• Biologia celular
• Botânica
• Estrutura e funções dos seres vivos
• Genética
• Ecologia
• Noções elementares de saúde
• Zoologia
Geografia
• Espaço geográfico mundial:
– A geografia física do planeta
– Dinâmica demográfica
– Organização das atividades econômicas e financeiras
– A geografia e o problema da divisão no mundo
– Geopolítica e Geoestratégia
– A urbanização mundial e o processo de metropolização
• Espaço geográfico brasileiro:
– A geografia física do Brasil
– Organização das atividades econômicas e financeiras
– A urbanização brasileira e o processo de metropolização
– A dinâmica demográfica do Brasil
– A questão ambiental
Química
• Química geral e físico-química:
– Estudo da matéria
– Leis ponderais
– Estrutura atômica
– Tabela periódica
– Ligações químicas
– Compostos orgânicos
– Reações químicas / Grandezas químicas
– Comportamento dos gases
– Soluções
– Eletroquímica / Termoquímica
– Cinética e equilíbrio químico
• Química orgânica:
– Propriedades gerais
– Funções orgânicas: propriedades físicas e químicas, nomenclatura
– Mecanismos das reações
– Propriedades
História
• História geral:
– Pré-história
– Antiguidade Clássica
– Idade Média
– Idade Moderna
– Idade Contemporânea
• História do Brasil:
– A chegada dos portugueses e a Colonização
– O Império Brasileiro
– O Brasil Republicano
– O Brasil atual
CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS ESPECÍFICOS DE MÚSICA – BACHARELADO e LICENCIATURA
• Notação musical, fórmula de compasso, intervalos, armadura de clave, escalas Maiores e menores, tríades, tétrades
• Reconhecimento auditivo de intervalos, tríades, escalas, timbres, estilos e gêneros musicais, ditado rítmico e melódico
• Leitura rítmica e melódica
PROVA PRÁTICA DE INSTRUMENTO – BACHARELADO EM MÚSICA
Acordeom
• Duas peças instrumentais (livre escolha)
• Leitura à primeira vista (básica)
Bandolim
• Execução de dois choros ou duas valsas ao bandolim
• Execução de uma peça de livre escolha ao bandolim
Bateria
• Execução de rudimentos selecionados da publicação da P.A.S. (Sociedade de Artes Percussivas: http://www.pas.org/resources/education/Rudiments1/RudimentsOnline.aspx)
• Execução de três ritmos diferentes, sendo um deles brasileiro
• Apresentação de peças de livre escolha, com playback ou acompanhante
• Leitura de caixa à primeira vista
Canto lírico
• Uma Ária do século XVII ou XVIII (livre escolha)
• Uma Canção de Câmara Brasileira (livre escolha)
• Uma Ária de ópera (livre escolha – obras até o séc. XX)
Observação: trazer cópia das partituras. Caso o candidato deseje, poderá trazer seu próprio acompanhante.
Canto popular
• Duas músicas de autores diferentes (escolhidos entre Tom Jobim, Ary Barroso, Edu Lobo ou Baden Powell)
• Uma terceira peça (livre escolha)
Observação: trazer cópia das partituras cifradas das três músicas escolhidas e já transpostas para o tom do candidato. Caso o candidato deseje, poderá trazer seu próprio acompanhante.
Clarinete
• Uma peça de livre escolha de caráter técnico
• Um movimento de concerto do período clássico
Composição
• Execução de uma peça de livre escolha ao Piano
• Execução de uma peça de livre escolha tocada no instrumento do candidato (erudito ou popular)
• Apresentação da partitura de uma composição de autoria própria (opcional)
• Entrevista
Observação: trazer cópia de todas as partituras de livre escolha.
Contrabaixo acústico
• Escalas e arpejos nas tonalidades Maiores e menores (em duas oitavas)
• Um estudo técnico de livre escolha
• Uma peça de livre escolha, original para contrabaixo
• Leitura à primeira vista
Contrabaixo acústico popular
• Execução de peça de livre escolha
• Leitura melódica e de cifra à primeira vista
• Escalas e arpejos dos Campos harmônicos Maior e menor natural
Contrabaixo elétrico
• Execução de peça de livre escolha
• Leitura melódica e de cifra à primeira vista
• Escalas e arpejos dos Campos harmônicos Maior e menor natural
Fagote
• Um movimento de concerto clássico ou barroco
• Uma peça de livre escolha
Flauta doce
• Escalas e arpejos (livre escolha)
• Um movimento de uma Sonata de Haendel ou de uma Sonata italiana
• Uma peça de livre escolha
Flauta transversal
• Andersen: estudo op. 33, nº 1
• Mozart: concerto K 313, 1º movimento
• Uma peça de livre escolha
Flauta transversal popular
• Um estudo de livre escolha
• Uma peça do repertório standard de livre escolha
• Leitura e Improvisação
Guitarra
• Executar dois Standards, a escolher entre jazz e música brasileira
• Leitura melódica e de cifras
• Escalas, modos, arpejos
Percussão popular
• Conhecimento básico de leitura musical
• Conhecimento básico de ritmos brasileiros (samba, frevo, baião, maracatu etc)
• Execução de uma peça de livre escolha em algum dos instrumentos de percussão (caixa, congas, pandeiro, tamborim, zabumba)
• Execução de peça de confronto ao Pandeiro: Estudo n. 1 de Luiz Roberto Sampaio (livro: Estudos e Peças para Pandeiro Brasileiro de Iê do Pandeiro / Luiz Roberto Sampaio)
• Leitura à primeira vista
Percussão sinfônica
• Uma peça de livre escolha para caixa
• Uma peça de livre escolha para teclado (vibrafone, marimba ou xilofone)
• Uma peça de livre escolha para tímpanos
Piano
• Um movimento rápido de uma sonata do período clássico
• Uma obra de livre escolha (exceto do classicismo)
Piano popular
• Uma peça do repertório popular
• Uma peça curta simples do repertório erudito
• Escalas Maiores e relativas menores
• Leitura à primeira vista (claves de sol e de fá e cifras)
Regência coral
• Regência de uma peça de livre escolha
• Redução ao piano da peça de livre escolha
• Execução de escalas e acordes ao piano
• Execução de uma peça de livre escolha (no instrumento de escolha)
• Solfejo à primeira vista
• Entrevista
Observação: trazer cópia de todas as partituras de livre escolha.
Saxofone
• Uma peça do repertório standard de livre escolha
• Um Estudo de livre escolha
• Leitura e Improvisação
Trombone-tenor erudito
• Um movimento rápido de peça barroca ou do período romântico
• Execução de Escalas Maiores e menor melódica (duas oitavas, ascendente e descendente)
• Um Estudo melódico de J.Rochut
Trombone-baixo erudito
• Um movimento rápido de peça barroca ou do período romântico
• Execução de Escalas Maiores e menor melódica (duas oitavas, ascendente e descendente)
• Um Estudo melódico de J.Rochut
Trombone popular
• Solo de dixieland ou jazz standard
• Uma peça brasileira de livre escolha
• Execução de Escalas Maiores e menor melódica (duas oitavas, ascendente e descendente)
• Leitura à primeira vista
Trompa
• Kopprasch – Estudos nºs 8, 12 e 16 com respectivos transportes
• W. A. Mozart – Concerto nº 3 ou nº 4 com cadência
• Uma peça de livre escolha
Trompete
• Concerto de Haydn ou Hummel (Mib) – 1º movimento (sem cadência)
• Leitura à primeira vista
Tuba
• Tuba com, no mínimo, quatro Válvulas
• Uma peça de livre escolha, do Repertório para Instrumento solista
• James Curnow – Concertino for Tuba
Viola caipira
• Uma peça instrumental ou arranjo para viola solo de livre escolha
• Leitura de cifra à primeira vista
Viola sinfônica
• Kreutzer: um Estudo
• J.S.Bach: um movimento de uma das Suítes
• Uma peça de livre escolha
Violão
• Uma peça de Villa-Lobos
• Um Estudo ou peça de livre escolha de compositor do classicismo
Violão popular
• Uma peça, de livre escolha, para violão solo (exemplo: obras de João Pernambuco, Garoto, Baden Powell, Marco Pereira, Paulo Bellinati, Guinga etc)
• Tocar o acompanhamento de uma canção de Tom Jobim, cantando ou assobiando a melodia
Observação: o candidato deve saber ler partitura.
Violino
• Um movimento da Partita ou Sonata para violino solo de J.S.Bach
• Um movimento rápido do concerto de Mozart, Viotti ou um concerto romântico
• Uma peça de livre escolha
Violoncelo
• Um Estudo de Dotzauer ou Popper ou Duport
• Dois movimentos contrastantes de um concerto do período clássico ou romântico