marcus_siqueira
Natural de Caratinga, MG, estudou composição com Willy Corrêa de Oliveira desde o período de graduação em violão erudito sob orientação de Edelton Gloeden (CMU/ECA/USP), prosseguindo em aulas particulares (1993-2002). Em 2013, realizou MBA em Gestão Ambiental pela UniCesumar, Maringá, PR.
Venceu e foi premiado em importantes concursos de composição no Brasil, além de receber as três bolsas de criação musical mais significativas de seu país (Funarte – 2008, Fundação Vitae – 2003 e RioArte – 2001). Recebeu importantes prêmios também em trilhas para o Teatro e Cinema.
No Brasil, as orquestras OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), OSN (Orquestra Sinfônica Nacional), OFMG (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais), OSUSP (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo), a extinta OSRTC – Orquestra da Rádio e TV Cultura de São Paulo e OSUFRJ, sob regência de Joana Carneiro (Portugal), Lutero Rodrigues, Marcos Arakaki, Carlos Moreno, Lutero Rodrigues e Ernani Aguiar, respectivamente, estrearam algumas de suas peças para esta formação. Suas composições têm sido tocadas por importantes intérpretes brasileiros e estrangeiros, em recitais e festivais no Brasil, Turquia, Colômbia, EUA, França, Portugal, Alemanha, Holanda, Espanha, Suíça, Inglaterra e Itália.
Participa regularmente como compositor nas Bienais de Música Contemporânea Brasileira (Rio de Janeiro e Mato Grosso) e no Festival Música Nova (SP). Possui trabalhos publicados com especial destaque para a OSESP Editora, EditoraUrbana e Anadolu University (Turquia). Participou, em agosto de 2013, do Festival de Música Nova em Porto Alegre (BABEL). Atualmente desenvolve, a convite do PANaroma, um trabalho para violino solo e eletrônica em tempo real, sob orientação do compositor Flo Menezes.
Com boa discografia, Siqueira lançou, em 2013, dois CDs pelo Selo SESC – ‘Contraluz’, voltado para sua Música de Câmara – e ‘Ligeti+’ com a obra “Kronos e Kairós, um retrato para Nancarrow & Ligeti”, com interpretação do Percorso Ensemble.
Como professor e palestrante, Siqueira participou dos Festivais de Ourinhos (SP), Vital Medeiros (SP), Festival de Inverno da Cidade de Prados (MG), dentre outros. Em janeiro de 2010, ministrou masterclasses sobre rítmica nos Conservatórios de Bologna e Pesaro na Itália. É professor de educação musical no Colégio Santa Cruz e Oswald de Andrade, onde desenvolve método próprio voltado à criação musical para crianças do Ensino Fundamental e Colegial, respectivamente.
Marcus Siqueira é professor do Curso Superior de Música (Licenciatura) da Faculdade Cantareira.
www.marcussiqueira.com
Clique para acessar o Lattes [+]