melina_sanchez2013
Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, graduada em Terapia Ocupacional pela mesma universidade. Especializou-se em Dança-Educação pelo Trinity Laban (Londres, 2002). Deu continuidade a estes estudos nos cursos de Formação em Laban e Didática da Dança, ministrados por Isabel Marques no Caleidos Arte e Ensino, do qual atualmente faz parte do Núcleo de Pesquisa em estudos coreológicos.
Em 2011 assumiu a Coordenação Pedagógica da Escola de Dança de São Paulo (antiga Escola Municipal de Bailado) onde tem atuado intensamente no processo de transformação da Escola de Dança que, após 70 anos de tradição, deixou de ser um espaço exclusivo de formação de bailarinos clássicos para promover uma educação ampla em dança e performance.
Foi consultora em Dança do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo (2009-2010).Durante onze anos, Melina Sanchez esteve entre as cidades de São Carlos e São Paulo, ministrando aulas de dança para bebês, crianças, adolescentes adultos e pessoas com deficiência em cursos livres (Espaço Corporal – Terapia, Arte, Educação e Caleidos Arte e Ensino) e em escolas de ensino regular criando, coreografando e produzindo espetáculos.
Na interface entre Dança e Educação Musical atuou em projetos de extensão, pesquisa, e docência e em projetos de educação continuada para professores – entre eles “Música em Movimento” (UFSCar/ Prefeitura de São Carlos); “Dança Escola” (Caleidos/ Prefeitura de São Carlos) e “Rede em Rede” (SME/DOT – São Paulo).
Foi professora no curso de Licenciatura em Música da UFSCar (2007 a 2008) e no curso de Graduação on line da mesma Universidade (2008-2012).
Como bailarina com uma formação diversificada, Sanchez fez Balé Clássico e, desde 1995, se dedica à Dança Contemporânea. Entre 1998 e 2000 foi intérprete-criadora do Grupo Religare Dança em São Carlos, contemplado pela Lei Rouanet durante dois anos.
Intérprete criadora da Caleidos Cia. de Dança (São Paulo), sob direção de Isabel Marques, participou dos espetáculos Coreológicas IV, Brasil-Finland (2004-07), Coreológicas Ludus (2010-11), como Assistente de direção no Espetáculo Quatro Cantos (2010 – contemplado pela Lei Municipal de Fomento à Dança) e como Preparadora corporal no Espetáculo Mapas Urbanos (2012 – contemplado pela Lei Municipal de Fomento à Dança).
Melina Sanchez é professora do Curso Superior de Música (Licenciatura) e da Pós-graduação da Faculdade Cantareira.

Clique para acessar o Lattes [+]