Pages Menu
TwitterInstagramYouTubeFacebook
Categories Menu

Biblioteca

destaque_biblioteca

Clique aqui para acessar o terminal de consultas da biblioteca da Faculdade Cantareira.

btbd_h200
Para acessar a Biblioteca Digital de Direito
Clique Aqui.

1- Missão

“Apoio ao ensino, pesquisa e extensão, através do uso e acesso à informação nas diversas áreas do conhecimento, pautados na ética, na satisfação de nossos usuários e na qualidade dos serviços prestados”.

2- Política de informatização

O software utilizado na Biblioteca é o Sophia. O sistema on-line permite o acesso local e remoto do acervo.

3- Processamento técnico

O código de catalogação utilizado é o Anglo American Cataloguing Rules, 2nd (AACR2). O sistema de classificação utilizado é C.D.U. (Classificação Decimal Universal) o qual especifica de forma mais detalhada os assuntos dentro de suas classes gerais, atendendo as necessidades dos usuários da Biblioteca.

4- Política de atualização de acervo

A aquisição de obras é realizada a partir de indicações bibliográficas dos docentes, consultas em catálogos, sugestões de discentes e funcionários.

A quantidade de exemplares e atualização do acervo é determinada de acordo com a procura das obras e necessidades de cada disciplina, visando sempre a atender de forma satisfatória as necessidades dos discentes e docentes.

5- Área física disponível

Com mais de 77.000 volumes em seu acervo, incluindo livros, periódicos, cds musicais, dvds, cd-roms, audiolivros e materiais bibliográficos digitais, a biblioteca ocupa um espaço de 800m², dividido em:

• Acervo de livros, periódicos e publicações seriadas;

• Cabines para estudo individual;

• Sala para estudo em grupo;

• Terminal web para consulta do acervo da biblioteca;

• 8 computadores para acesso a internet;

• Espaço para áudio e vídeo.

Bibliotecária-chefe: Josiani Faria, CRB-8/SP – nº 6267

Regulamento Interno

Este regulamento disciplina e normaliza o funcionamento dos serviços de circulação de materiais e atendimento da Biblioteca da Faculdade Cantareira.

1. Usuários

São usuários da Biblioteca: alunos, professores e funcionários da faculdade.

Ex-alunos podem utilizar o acervo da Biblioteca para consulta e pesquisa local, mas não poderão retirar materiais bibliográficos em empréstimo domiciliar.

2. Acesso

A Biblioteca adota o sistema de livre acesso ao acervo e demais dependências.

3. Inscrição na Biblioteca

Estarão automaticamente inscritos todos os que mantiverem vínculos educacionais e profissionais comprovados pela Secretaria da instituição, mas para efetivação dos empréstimos será solicitada a carteirinha de identificação da faculdade e digitação da senha de uso pessoal e intransferível cadastrada no momento do primeiro empréstimo realizado na Biblioteca.

É de responsabilidade do usuário comunicar qualquer alteração de endereço ou e-mail para atualização do seu cadastro, de forma que possa receber os comunicados da Biblioteca.

4. Atualização da inscrição

É de responsabilidade do usuário de comparecer à Biblioteca para efetuar a atualização dos seus dados cadastrais.

5. Desligamento, transferência ou trancamento da Faculdade

A Secretaria da faculdade solicitará declaração da Biblioteca em formulário próprio sobre possíveis pendências, para os alunos que solicitarem desligamento, transferência ou trancamento.

O departamento de Recursos Humanos solicitará declaração à Biblioteca, referente às pendências de funcionários e professores, antes de efetivar o desligamento.

No final de cada semestre letivo a Biblioteca fornecerá à diretoria da faculdade a relação dos alunos e funcionários em situação irregular para as providências cabíveis.

6. Uso das dependências da Biblioteca

Terão acesso à Biblioteca todos os alunos, professores e funcionários.

Ex-alunos terão acesso à Biblioteca mediante apresentação de documento original com foto.

Não é permitida a entrada com bolsas, mochilas sacolas, malas, pastas etc. na Biblioteca, estas devem ser deixadas no guarda-volumes localizado no balcão de atendimento ou em outro lugar de livre preferência do usuário, durante a permanência na Biblioteca.

Não é permitido: fumar, comer ou beber na Biblioteca.

É proibido também usar equipamentos sonoros como rádio, celular, etc.

Os usuários não podem perturbar os demais falando alto ou fazendo qualquer tipo de barulho.

A sala de vídeo da Biblioteca poderá ser utilizada mediante agendamento prévio e os horários deverão ser respeitados. O não cumprimento a essa recomendação acarretará em comunicado à Coordenação geral do Curso que tomará as medidas cabíveis.

A sala de estudo em grupo é de acesso livre, não necessitando de agendamento prévio para sua utilização.

7. Uso do acervo 

Não danificar, sublinhar ou fazer anotações nos materiais bibliográficos.

Tratar com cuidado e zelo todo material e as instalações da Biblioteca.

Não recolocar os livros ou revistas nas estantes após a utilização, deixar os mesmos sobre as mesas ou com os funcionários no balcão de atendimento.

É proibido alterar a configuração dos computadores destinados à pesquisa, bem como instalar software.

8. Empréstimo de materiais bibliográficos

O empréstimo de materiais do acervo será permitido aos usuários inscritos na Biblioteca, mediante apresentação da carteirinha de identificação da faculdade ou do documento funcional, cumprindo sempre as normas permitidas pela Biblioteca.

Não é permitida a retirada de materiais por terceiros, somente mediante procuração simples escrita pelo próprio aluno ou funcionário, constando o número do RA ou do documento funcional e os títulos que serão retirados. O procurador deve apresentar documento original com foto.

O empréstimo é intransferível, ficando o usuário responsável pelas obras em seu poder, com a obrigação de devolvê-las dentro do prazo que lhe foi fixado e em perfeitas condições.

É permitido o empréstimo de um único exemplar de cada título por usuário.

8.1 Não serão emprestados

Obras de referência como dicionários, enciclopédias, guias etc. 

Livros com etiqueta de Consulta Local que sejam bibliografias básicas das disciplinas dos cursos da faculdade.

Teses e monografias.

Periódicos: jornais e revistas, os mesmos só poderão ser retirados para serem fotocopiados. 

Na retirada de materiais da Biblioteca para fotocópias, os usuários devem deixar no balcão de atendimento da Biblioteca sua carteirinha de identificação ou outro documento pessoal. No momento da devolução dos materiais entregaremos os mesmos.

8.2 Empréstimos – Quantidade de materiais bibliográficos

Os alunos, professores e funcionários poderão retirar em empréstimo até 05 (cinco) itens por 7 (sete) dias úteis.

No caso de DVDs, CDs e Vídeos só serão emprestados 02 itens por vez, os quais serão retirados nas sextas-feiras e devolvidos na segunda-feira. 

Quando na segunda-feira for feriado a devolução será no próximo dia útil.

Somente após a devolução destes 05 (cinco) itens, será permitido o empréstimo de novos itens.

O empréstimo não será realizado quando o usuário possuir pendências, tais como:

Material em atraso.

Material não devolvido por ter sido extraviado, até que a pendência seja resolvida.

8.3 Devoluções de materiais e prazo

A devolução deve ser efetuada junto ao balcão de atendimento da Biblioteca em que foi realizado o empréstimo, não sendo permitido deixar o material nas dependências da mesma ou sobre o próprio balcão, pois a devolução só será concluída após a baixa no sistema.

8.4 Caixinha de devolução 

Encontra-se localizada no corredor do lado de fora da Biblioteca e poderá ser utilizada para efetuar devoluções de livros, jornais, revistas e multimídia fora do horário de funcionamento da Biblioteca.

O material bibliográfico deverá ser depositado dentro da caixinha. Em hipótese alguma deverá ser colocado em cima da caixa.

As obras danificadas por mau uso, molhadas, rasgadas etc., devolvidas por meio da caixa de devolução, não isentam o usuário das responsabilidades mencionadas neste Regulamento da Biblioteca.

8.5 Renovações de materiais bibliográficos

A renovação deve ser realizada pelo próprio usuário por até 2 vezes consecutivas, desde que não haja reserva para aquele material.

Vencidos os limites de renovações, o mesmo usuário só poderá retirá-lo novamente após um período de 2 dias.

A renovação poderá ser realizada no balcão de atendimento da Biblioteca, por e-mail: biblioteca@cantareira.br, informando sempre o número do RA ou pelo terminal de consulta da Biblioteca.

Não será aceito solicitação de renovação por telefone.

8.6 Reservas de materiais bibliográficos

A reserva é permitida apenas para obras em que todos os exemplares estejam emprestados.

As reservas de materiais poderão ser realizadas no balcão de atendimento da Biblioteca, por e-mail da Biblioteca e pelo terminal de consulta da Biblioteca. 

Tendo o usuário o prazo de 1 dia para retirada do material depois de comunicada sua disponibilidade para empréstimo, seguindo sempre a ordem de reservas do mesmo.

Não será aceito solicitação de reserva por telefone.

8.7 Penalidades e sanções

O usuário que não devolver os materiais emprestados no prazo de devolução de materiais, ou seja, estiver com itens pendentes, não poderá efetuar novo empréstimo até que devolva os mesmos à Biblioteca.

O mesmo ficará suspenso até que a pendência seja solucionada na Biblioteca.

8.8 Danos e extravios de materiais bibliográficos

O material emprestado ao usuário que for danificado ou extraviado deverá ser reposto a expensas do usuário, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a partir da data da comunicação.

No caso do material encontrar-se comprovadamente esgotado, o usuário deverá indenizar a Biblioteca no valor correspondente ao preço atualizado do material ou substituí-lo por material de igual valor e interesse. 

 Enquanto persistir a pendência o usuário ficará impossibilitado de fazer novos empréstimos.

8.9 Casos especiais

Poderão ser retirados de circulação e reservados para consulta local, ou terem o prazo de empréstimo reduzido, qualquer livro recomendado por um professor ou coordenador.

9. Deveres dos usuários

Observar as instruções gerais e os avisos afixados nos murais da Biblioteca e enviados por e-mail. 

Cumprir rigorosamente o previsto neste regulamento e os prazos estipulados para devolução dos materiais.

É dever do usuário comunicar qualquer alteração do endereço ou e-mail para atualização do seu cadastro, de forma que possa receber os comunicados da Biblioteca.

9.1 Horário de funcionamento

O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira das 8 às 22h e aos sábados das 8 às 12h.

10. Considerações finais

É compromisso da Biblioteca da Faculdade Cantareira prestar serviços com qualidade e manter o acervo atualizado facilitando o acesso aos usuários.

Os casos não previstos serão resolvidos pela bibliotecária-chefe e, em casos excepcionais pela direção.

Selecione a área de interesse e veja as sugestões de links:

Agronomia [+]

Direito [+]

Música [+]

Educação Musical e Educação – Periódicos [+]

Agências de Fomento à Pesquisa [+]

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8 às 22h e aos sábados das 8 às 12h.

Email: biblioteca@cantareira.br

Telefone: 11 2790-5900

Print Friendly, PDF & Email