Pages Menu
TwitterInstagramYouTubeFacebook
Categories Menu
Plantando na Cidade: Hortas

Plantando na Cidade: Hortas


A salada vem do telhado

Quer umas verduras? Vá buscar lá no telhado. O estudante Marcos Victorino, da Faculdade Cantareira, está desenvolvendo um projeto de hortas sobre telhas em espaços pouco valorizados da metrópole, como lajes, quintais e terrenos de imóveis comerciais e residenciais. As hortas foram plantadas no Colégio Jardim São Paulo, na Zona Norte, e no próprio campus da Faculdade Cantareira, no bairro do Belém, ambos na capital paulista.

A produção da horta do colégio tem a participação dos alunos do ensino fundamental, e vai direto para a merenda das crianças. A primeira colheita da horta da faculdade deve acontecer entre esta semana e a semana que vem, e também está prevista para ser consumida localmente. Esse é um dos benefícios: os vegetais vão direto da terra para o prato.

Quanto custa implantar uma horta no alto de um prédio ou casa? O método da produção nas telhas pode ser adaptado a qualquer espaço, desde que haja incidência de sol. As telhas da foto, por exemplo, têm quatro metros de comprimento, e cada uma custa em torno de R$ 150. Uma telha de um metro custa menos da metade desse preço. Fora isso, há ainda o custo com terra e sementes, normalmente encontradas a um preço acessível.

O que barateia a horta suspensa é que a própria telha garante uma impermeabilização adequada, até porque é feita para isso mesmo. O escoamento de água é feito diretamente para uma calha ou ralo que já exista no local.

 

TV Globo/ Bom-dia São Paulo

Print Friendly