Home   |   Expediente   |   Edição Atual   |   Edições Anteriores

Missão
A revista eletrônica THESIS é um veículo cuja missão é registrar e divulgar o conhecimento acadêmico-científico contribuindo com a promoção e o desenvolvimento deste.

Proposta
A THESIS apresenta-se como um espaço aberto à veiculação de materiais literários de diversos campos do saber científico e reconhece, na multidisciplinaridade, sua referência para a contribuição com o movimento do pensamento comprometido com o movimento do esclarecimento. O público leitor da THESIS é composto de professores, pesquisadores, alunos e demais membros da comunidade acadêmica, bem como por profissionais diversos que buscam informação com qualidade e profundidade analítica. As edições da THESIS são lançadas semestralmente e apresentarão sempre artigos, e outros materiais de informação organizados segundo um ‘tema’ que poderá repetir-se em mais de uma edição ou voltar em uma edição futura. Este ‘tema’, que orientará a escolha e organização do material pelo conselho editorial – que também é responsável pela escolha dos ‘temas’ – estará sempre relacionado ao momento social e seu contexto geral. Os autores interessados poderão tomar conhecimento do ‘tema’ de uma próxima edição entrando em contato com a Redação.Para publicação na THESIS é necessário, principalmente:· Que o assunto do material seja consoante com o ‘tema’ da edição. · Que o material contribua para uma reflexão crítica acerca da realidade e tenha relevância acadêmico-científica. · Que a fundamentação e o referencial teórico-conceitual do material reflita o estado-da-arte do conhecimento no qual se apóia. · Que o desenvolvimento do material obedeça aos princípios, às normas e padrões técnicos e metodológicos do fazer científico. · Que o material permita conclusões que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento e da prática social.

Escopo
A revista eletrônica Thesis tem interesse na publicação de artigos de desenvolvimento teórico, resultados e dados de trabalhos empíricos, resenhas e ensaios.Os artigos de desenvolvimento teórico devem ser sustentados por ampla pesquisa bibliográfica e devem propor novos modelos e interpretações para aspectos da realidade. (até 20 laudas)Os resultados e dados de trabalhos empíricos devem fazer avançar o conhecimento na área em questão por meio de pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas. (até 20 laudas)Os ensaios compõem formas mais livres de contribuição científica. Tais textos devem ser caracterizados por abordagens críticas e criativas, revelando novas perspectivas e levando a reflexões sobre temas relevantes da vida social. (até 12 laudas)As resenhas devem contemplar obras de conteúdo interessante ao público da Thesis. As resenhas podem ser enviadas em dois formatos:· Resenhas de um livro, analisando um lançamento, nacional ou estrangeiro. O autor deverá localizar o campo de estudo ao qual a obra pertence, introduzir a obra e apresentar uma apreciação crítica dela, mencionando seus pontos fortes, fracos e sua contribuição para a teoria e/ou a prática acadêmico-científica. · Resenhas múltiplas, analisando duas a cinco obras. O autor deverá localizar o campo de estudo ao qual os livros pertencem e comenta-los brevemente, mencionando pontos de complementaridade e interfaces. Uma apreciação crítica geral é desejável.Os arquivos das resenhas devem ser encaminhados para a Redação da THESIS via internet (thesis@cantareira.br) com as mesmas características de formatação dos artigos. (até 5 laudas)Outras formas de colaboração também são aceitas. Propostas vindas da comunidade acadêmica-científica ou outro grupo de relevância cultural serão avaliadas pela comissão editorial com base nos princípios expressos pela linha editorial.Propostas podem incluir, entre outras possibilidades, pequenos textos sobre temas acadêmicos (com cerca de 2.000 palavras), fóruns temáticos, entrevistas e debates narrados e/ou transcritos.

Estilo
O objetivo de atendimento ao público da THESIS e o fato da revista abranger diferentes áreas do saber exigem dos colaboradores que seus textos sejam escritos em linguagem clara e objetiva.Solicitamos também dos autores colaboradores cuidados especiais com a estrutura geral e com o encadeamento lógico dos argumentos, bem como o tratamento adequado à estrutura geral da língua portuguesa.Propomos também aos autores que solicitem avaliações preliminares de colegas antes de enviar o material, pois, essa boa prática acadêmica pode melhorar significativamente o artigo, aumentando as chances de aceitação no processo de avaliação por parte do conselho editorial.

Processo de Avaliação
Os artigos enviados para avaliação da comissão editorial da THESIS devem ser inéditos e não devem estar em processo de avaliação em nenhuma outra publicação.O objetivo do processo de avaliação é ajudar nossos colaboradores a melhorar seus trabalhos, fornecendo avaliações construtivas e em tempo razoável, preparadas por acadêmicos experientes.O processo de avaliação editorial da THESIS consta de duas etapas:

• Primeiro, uma avaliação preliminar pelo editor, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista;
• Segundo, double blind review.

Os autores serão comunicados dos passos do processo por e-mail. Estimamos um prazo total de dois meses, desde o recebimento até o primeiro parecer sobre o artigo, após o double blind review.Depois de aprovado, o artigo passará por aconselhamento editorial, revisão ortográfica e gramatical.Consideramos o processo de avaliação etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos artigos. Por esse motivo, os avaliadores da THESIS são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma.Os materiais aprovados serão considerados nas reuniões de preparação de pauta da THESIS e programados para veiculação na revista.

Seções
• Artigos de Desenvolvimento Teórico
• Trabalhos Empíricos
• Ensaios
• Resenhas
• Outras Colaborações
• Atualizando

(destina-se a apresentar aos leitores informações a respeito de lançamento de livros, ocorrência de eventos e demais dados de relevância acadêmico-científicos relacionados ao ‘tema’ do número da revista em questão)

Contato com a Redação
Josiani ou Ricardo: thesis@cantareira.br