Visita Técnica ao Parque Estadual de Restinga – Bertioga

Alunos do curso de Agronomia visitam o Parque Estadual da Restinga Bertioga
Em meio a muita lama, pegadas de jacarés, caranguejos e belas aves, os alunos do curso de Agronomia da Faculdade Cantareira, orientados pelo Professor Dr. Maurício A. Rodrigues, conheceram a fauna e flora da Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual Restinga Bertioga, no último final de semana (05 de maio de 2018).
Ao todo participaram 24 alunos, que puderam observar as espécies nativas, em uma caminhada por dentro do mangue, a visita foi guiada pela técnica Fernanda.
O parque apresenta alta conservação de fisionomias do litoral paulista, com destaque para o Manguezal e a Restinga, abriga 98% dos remanescentes de Mata de Restinga da Baixada Santista, apresenta 44 espécies ameaçadas de extinção e 1/3 das espécies de bromélias de todo o Estado de São Paulo.
Para o aluno Paulo Delgado, o conhecimento não precisa ficar restrito as salas de aula, “O mangue é um dos biomas com uma grande biodiversidade, ver na prática toda a teoria apresentada fica muito mais fácil de aprender”
Sávio Sanção Moura relatou que nunca havia ido ao mangue, foi uma oportunidade singular, pois além de conhecer novas espécies de plantas e animais, reforçou sua admiração pela inteligência da natureza, onde as árvores apresentam diferentes estratégias de desenvolvimento de raízes, para se fixarem no solo instável.